Por Claudia Lima
A Administração Municipal de São José dos Quatro Marcos realizou na ultima segunda-feira,03, nas dependências do Centro de Convivência dos Idosos, palestra ministrada pelo técnico ambiental Pedro Diesel sobre a importância da preservação das nascentes dos rios e córregos do município.
O secretario de Agricultura José Honorato com a parceria da Safra Produtos Agropecuários estiveram incentivando o evento, que contou com a participação de autoridades do município, presidentes de associações, estudantes e professores do Curso de Agronegócios da Faculdade de Quatro Marcos e produtores rurais.
Pedro Diesel elogiou a iniciativa de São José dos Quatro Marcos na preservação das águas e deu exemplos de municípios que investiram na preservação e hoje colhem frutos deste investimento.
Segundo o Secretario de Agricultura José Honorato na terça-feira, 04, foram realizados em duas propriedades no Assentamento Chico Mendes, com acompanhamento do técnico ambientalista Pedro Diesel ,trabalhos demonstrativos de duas técnicas diferentes de recuperação de nascentes.
Ele desenvolveu um sistema próprio de recuperação de nascentes, que teve no início a orientação da Embrapa e da Sanepar (companhia de água e saneamento do Paraná), mas adquiriu com o tempo novos ingredientes.
O entorno da nascente é limpo, colocam-se pedras, instalam-se canos e a cabeceira é vedada com uma mistura de pedra, solo e cimento. As pedras são para filtrar a água, os canos, de várias espessuras, para permitir seu escoamento, a limpeza do local e a introdução de cloro. O ponto é isolado para evitar a contaminação por produtos orgânicos ou animais.
Há alguns cuidados a se tomar, como a altura da nascente - reduzida para evitar que a pressão desvie o curso d"água - e o isolamento da mina em relação ao reservatório. "Nada de água parada", determina Diesel.
A recuperação exige a participação do produtor rural. A ele compete a limpeza periódica do local e o plantio de árvores no entorno da nascente e às margens do seu leito. "Uma nascente é como uma criança: exige atenção constante."
O Projeto Água Viva – Proteção e Recuperação de Nascentes, desenvolvido pela Coopavel Cooperativa Agroindustrial em parceria com a empresa de defensivos agrícolas Syngenta, já serve de modelo para o País. Por meio da iniciativa, em 8 anos de trabalho, mais de 6,5 mil nascentes de todo o Brasil puderam ser recuperadas.